A Auditoria Ética de Comércio SMETA (Sedex Members Ethical Trade Audit) é uma das auditorias sociais mais utilizadas em todo o mundo. Ela permite que empresas avaliem suas instalações e fornecedores para entender melhor as condições de trabalho em sua cadeia de suprimentos.
O SMETA reúne um conjunto de boas práticas em técnicas de auditoria ética, ajudando auditores a conduzir auditorias com alto nível de qualidade e permitindo que os fornecedores compartilhem um único relatório de auditoria com vários clientes.
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Sim! O relatório de auditoria SMETA da Navio é aceito por diversas marcas e empresas, pois os agentes parceiros da Navio são Affiliate Audit Company (AAC) da Sedex, além de membros da APSCA (Association of Professional Social Compliance Auditors).
Observação: Uma Affiliate Audit Company (AAC) é uma empresa terceirizada autorizada a conduzir auditorias SMETA em nome de uma empresa. Apenas empresas de auditoria com uma conta ativa de Affiliate Audit Company na Sedex estão autorizadas a realizar auditorias SMETA e utilizar o sistema Sedex Advance para gerenciar dados de diferentes locais em uma única conta.
Embora, em alguns casos, seja possível agendar auditorias com pouca antecedência em áreas de grande concentração industrial, o ideal é agendar com pelo menos uma semana de antecedência. Isso facilita o planejamento e permite uma melhor preparação para a auditoria.
Você terá um gerente de conta dedicado que será o seu principal ponto de contato na Navio. Sempre que surgir uma dúvida ou necessidade sobre o processo de auditoria, você receberá uma resposta rápida e direta.
A notificação da auditoria ao fornecedor depende da estratégia de gerenciamento de riscos e do planejamento da auditoria. Existem três tipos de notificação possíveis:
O relatório oficial da auditoria SMETA, revisado e assinado por um gerente técnico autorizado, estará disponível em até três dias após a conclusão da auditoria. O relatório pode ser carregado no sistema Sedex em até cinco dias após a auditoria.
Se você tiver qualquer dúvida após receber o relatório, basta entrar em contato com a Navio. Nossa equipe está sempre disponível para esclarecer qualquer questão, mesmo após a conclusão da auditoria.
Por padrão, a menos que o cliente solicite o contrário, o relatório de auditoria SMETA não inclui uma classificação de gravidade sobre possíveis não-conformidades. Isso significa que o relatório não apresentará um resultado de “Aprovado” ou “Reprovado” nem atribuirá pontuações. A decisão sobre o resultado da auditoria cabe ao cliente, com base nas constatações levantadas durante o processo.
Não há uma data de validade fixa para o relatório SMETA. A definição do prazo de validade é feita pelo cliente, de acordo com seus próprios critérios. A prática mais comum é considerar o relatório válido por um ano para realização de auditorias anuais.
Após a auditoria inicial completa, o cliente pode solicitar auditorias de acompanhamento, dependendo do código interno do cliente e dos resultados da auditoria inicial. As auditorias de acompanhamento podem incluir:
Além da auditoria SMETA, a Navio oferece uma variedade de serviços complementares para garantir conformidade e melhorar a gestão da cadeia de suprimentos, dentre eles:
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